A automação residencial utiliza tecnologia para facilitar algumas tarefas que em uma casa convencional ficariam a cargo de seus moradores.
As expressões ‘domótica’, ‘casas inteligentes’ e ‘casas conectadas’ também são usadas para definir o mesmo conceito.
A comodidade é o benefício mais evidente, mas não o único. A automação residencial, se bem aplicada, proporciona segurança, uso racional de energia e otimização do tempo.
Quase tudo que tem acionamento eletrônico pode ser automatizado. As aplicações mais comuns são em cortinas e persianas, câmeras, interfones, aparelhos de ar condicionado, aquecedores, sistemas de som e luz, portas e portões de acesso, sensores de presença, projetores, irrigação e até mesmo alimentador de pets.
Cada indivíduo saberá onde e como um processo automatizado lhe será útil. Logo, um projeto de automação residencial é totalmente personalizado e depende do gosto pessoal e dos recursos disponíveis.
Sim, é possível, por exemplo, acionar o ar condicionado minutos antes de chegar em casa, abrir e fechar portas, bem como ver o que prestadores de serviço estão fazendo na sua ausência.
Não, a automação é flexível e atende também escritórios e outros ambientes fechados de trabalho, hotéis, pousadas e outras construções similares.
A automação residencial veio para ficar.
Atualmente o mercado brasileiro está se consolidando com a incorporação de novas tecnologias e a chegada de novas marcas, mas já é possível encará-la como um investimento, pois futuramente ela pode se tornar um item básico na venda de imóveis, a exemplo do mercado europeu.
Envie sua mensagem e retornaremos o mais breve possível.
Conte com a RAVI!
“Não existem pequenos passos nos grandes negócios”