Consiste em utilizar de modo eficiente a energia elétrica para alcançar determinado resultado. Resumidamente eficiência energética significa fazer mais com menos energia.
Ações de eficiência energética, seja em residências, comércios ou indústrias reduzem despesas com eletricidade, aumenta a produtividade, aumenta a vida útil das instalações e equipamentos elétricos e diminui o custo de produtos e serviços.
Otimizar o rendimento energético proporciona melhorias tanto para o consumidor direto quanto para a sociedade em geral.
Práticas de eficiência energética podem ser aplicadas em qualquer sistema alimentado por energia elétrica, as ações mais comuns são: Substituição de sistemas de iluminação, adequação de motores industriais, automatização de processos e melhoria na climatização de ambientes, implementação de sistemas de gerenciamento, eliminação das fugas de ar comprimido e compensação do fator de potência.
Nas residências deve-se priorizar a utilização de equipamentos que tenham selo PROCEL (ele indica quais produtos consomem menos energia). A utilização de lâmpadas LED, o correto dimensionamento de climatizadores e a utilização de energia solar térmica para o aquecimento de chuveiros e piscinas são ações que tornam uma casa mais eficiente.
Sim, gerar energia elétrica através do sol reduz consideravelmente as perdas energéticas de geração, evita emissão de gases poluentes e diminui o custo da energia.
Atualmente, é possível medir o consumo de equipamentos individualmente. Através de um bom projeto de medição setorizada, a empresa terá sempre disponível um detalhamento completo do consumo de cada equipamento e setor.
Equipamentos industriais podem facilmente consumir mais energia do que o necessário, por problemas técnicos que as vezes são caros e difíceis de detectar, assim sendo, é muito mais eficiente efetuar análises de relatórios individuais que apresentam dados acumulados do mês.
Envie sua mensagem e retornaremos o mais breve possível.
Conte com a RAVI!
“Não existem pequenos passos nos grandes negócios”