Faturas de energia elétrica não devem ser vistas como um boleto qualquer, elas reuném dados que auxiliam na tomada de decisões. A gestão de faturas serve para interpretar esses dados e utilizá-los de modo a otimizar os processos e aumentar a produtividade.
Toda empresa que busca a otimização dos custos operacionais deve estar atenta às suas faturas de energia elétrica, a gestão das faturas permite um controle real sobre essa despesa.
Inicialmente, garante um método organizado de pagamento das faturas evitando assim penalidades, facilita a identificação de erros de cálculos, permitindo a contestação de contas e recuperação de créditos tributários, identifica padrões de consumo que justificam compra de energia, infraestrutura, reenquadramento tarifário e otimização de processos.
A gestão de fatura se enquadra melhor para clientes do grupo A, ou seja, todos aqueles abastecidos com tensão igual ou superior a 2,3 kV. Isso pois o modelo de tarifação é mais complexo com valores diferenciados para cada posto tarifário de consumo.
A gestão de faturas aplicadas para esses consumidores permite o processamento, auditoria e melhoria através de inovação em busca de oportunidades de economia.
Todos os clientes do grupo A são aptos à prática da gestão de faturas, entretanto no varejo um dos segmentos mais afetados são os supermercados. Segundo pesquisas, a despesa com a conta de luz é a segunda mais alta, perdendo apenas para a folha de pagamentos.
Hotéis, hospitais e clínicas também estão na lista dos negócios que mais dependem da energia elétrica, devido a necessidade de manter muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo.
Com a gestão de fatura, os riscos da oscilação dos valores afetar a operação é controlado, pois a gestão possibilita previsibilidade da demanda de energia e planejamento de custos.
O conhecimento dos benefícios por parte dos gestores é crucial para um bom planejamento e ação de gestão de faturas, assim como a conscientização e engajamento dos colaboradores.
Uma análise da situação atual e um acompanhamento eficiente dos planos de ação aumentam consideravelmente as chances de sucesso dessa prática.
As informações dos valores totais de energia consumida por período, por posto tarifário; as demandas máximas registradas no período por posto tarifário; as tarifas de energia aplicadas conforme enquadramento tarifário e os valores em reais (R$) das grandezas faturadas e das multas aplicadas são, valiosas para cada etapa do processo de gestão de faturas.
Envie sua mensagem e retornaremos o mais breve possível.
Conte com a RAVI!
“Não existem pequenos passos nos grandes negócios”