Em Engenharia Elétrica, instalação elétrica é um conjunto de dispositivos que possibilita a transferência e a utilização de energia elétrica proveniente de uma fonte geradora.
O projeto de uma instalação elétrica, se bem elaborado, permite uma execução econômica e segura. O correto dimensionamento de condutores e dispositivos de proteção, distribuição eficiente de circuitos e utilização de equipamentos modernos e robustos, fazem toda a diferença na operação
Dentre instalações elétricas residenciais, prediais, rurais, comerciais e industriais o que muda é a complexidade das instalações e a potência instalada.
Um bom projeto de instalação prevê o sistema de aterramento. Ele possibilita o bom funcionamento dos equipamentos eletrônicos, dispositivos de proteção elétrica, além de garantir a segurança dos utilizadores.
Tecnicamente a diferença é apenas no nível de tensão. No Brasil a maior parte das regiões utilizam a tensão em 220V, o que na prática permite a utilização de condutores de menor bitola, o que confere maior economia nas instalações. Um equipamento bivolt, pode ser utilizado tanto em uma rede 110V quanto em uma rede 220V.
Uma tomada é projetada para uma determinada potência. Quando utilizamos um “T” estamos plugando 3 pontos em um único, o que pode ocasionar a sobrecarga do circuito.
A utilização de SPDA (sistema de proteção contra descarga atmosférica), um sistema complexo, permite essa proteção. Consiste na captação da descarga atmosférica e escoamento seguro para o sistema de aterramento. Para surtos que vem na rede de distribuição, a solução é mais simples e são utilizados os DPSs (dispositivos de proteção contra surtos) que conferem a mesma função, de escoar o surto elétrico para a malha de aterramento.
Envie sua mensagem e retornaremos o mais breve possível.
Conte com a RAVI!
“Não existem pequenos passos nos grandes negócios”