Definimos Qualidade de Energia como a capacidade de redes e cargas operarem com continuidade de fornecimento e em conformidade com alguns parâmetros estabelecidos por normas como desejáveis, levando a uma operação segura e satisfatória para todo o sistema elétrico. Qualquer inconformidade que resulte em falha ou prejudique a operação de equipamentos elétricos é sinal de uma má qualidade de energia.
Além da manutenção corretiva em sistemas elétricos que apresentam uma má qualidade de energia, um estudo aprofundado das causas e consequências auxiliam na manutenção preventiva e preditiva, garante o melhor desempenho dos dispositivos e reduz o risco de queima de equipamentos de alto valor monetário associado, que são cruciais para o funcionamento da empresa.
A energia elétrica está diretamente ligada a setores essenciais como segurança, saúde e educação. A má qualidade de energia traz consequências como perda de produtos perecíveis, paralização de fábricas e centros logísticos, perda de sinalização no trânsito, e pode até colocar em risco a vida de um paciente na UTI.
Alguns objetivos do estudo de qualidade de energia são: Analisar e adaptar instalações internas, adequar o fator de potência do sistema, evitar avarias e interrupções na produção, evitar o consumo excessivo de energia e impedir a queima de componentes elétricos.
É necessário colocar um analisador de energia nos circuitos do estabelecimento para medir os níveis de tensão, corrente e frequência, além do fator de potência das cargas e assim verificar se estas grandezas estão em limites aceitáveis.
A presença de harmônicas indesejáveis e um baixo fator de potência por exemplo, ocasiona a cobrança de multas pela concessionária, além do sobrecarregamento dos condutores da instalação.
Envie sua mensagem e retornaremos o mais breve possível.
Conte com a RAVI!
“Não existem pequenos passos nos grandes negócios”