O que são sistemas fotovoltaicos?

Um sistema fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Existem três tipos básicos de sistemas fotovoltaicos: Sistemas isolados (Off Grid), sistemas conectados à rede elétrica (On Grid) e sistemas híbridos, que funcionam tanto isolados como conectados.

Enquanto os sistemas isolados necessitam de um banco de baterias para armazenar energia elétrica, os sistemas conectados utilizam a rede da concessionária para injetar o excedente de energia gerada. Já o sistema híbrido combina as duas tecnologias, ou seja, quando há falta de energia da concessionária, o sistema deixa de injetar energia na rede, e utiliza o banco de baterias para continuar a alimentação das cargas. Os sistemas híbridos são interessantes para consumidores que não podem ficar sem energia elétrica, como por exemplo hospitais, visto que os sistemas On Grid devem obrigatoriamente se desconectar quando acaba a energia da rede.

Um sistema fotovoltaico necessita indispensavelmente de dois componentes principais: os painéis fotovoltaicos, responsáveis por transformar a energia da radiação solar em energia elétrica, e o inversor, responsável por converter a corrente contínua vinda dos painéis em corrente alternada a ser utilizada pelos equipamentos elétricos.

Vantagens

As principais vantagens ao adquirir um sistema fotovoltaico são: A fonte energética é gratuita e sustentável, causando um baixo impacto ambiental; a instalação é rápida; o custo de manutenção é baixo e o retorno financeiro é atrativo.

Aplicações

Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia para residências, comércios e indústrias. O que muda é a tipologia dos projetos. Além disso pode-se utilizar energia solar no bombeamento de água, sistemas de iluminação afastados, veículos elétricos, entre outros.

F.A.Q

  • Como o sistema on grid funciona durante a noite?

Qualquer sistema solar funciona apenas quando há sol. No entanto, como esse tipo de sistema é conectado a rede, durante a noite é utilizada a energia da concessionária.

  • Investindo nessa energia, minha fatura de energia será zerada?

Como a instalação elétrica continua vinculada à concessionária de energia, será cobrado o custo de disponibilidade, para consumidores alimentados em baixa tensão, esse valor varia conforme o tipo de instalação (monofásica, bifásica ou trifásica), para consumidores alimentados em alta tensão o valor resultará da demanda contratada. Portanto, a instalação de um gerador fotovoltaico pode trazer uma economia de até 95%.

  • Qual a vida útil de um sistema fotovoltaico?

Se forem equipamentos de qualidade e bem cuidados, a durabilidade dos painéis pode ultrapassar 25 anos, já a vida útil do inversor gira em torno de 15 anos.

A maioria dos fabricantes dos módulos, garantem 80% de performance ao final de 25 anos.

  • Quais as etapas para instalar um sistema fotovoltaico?

Inicialmente é necessário contratar uma empresa especializada na área, pois ela deverá: Projetar e dimensionar o sistema; homologar junto à concessionária de energia e finalmente instalar e conectar o sistema.

  • Como funciona a manutenção?

Devido a qualidade dos equipamentos, a manutenção do sistema fotovoltaico é basicamente a limpeza dos módulos e a troca dos dispositivos de proteção quando estes atuarem. Utilizamos aplicativos de monitoramento para verificar essas necessidades.

  • É possível vender o excedente de energia para a concessionária da região?

Infelizmente não é possível, mas o seu excedente de energia se transforma em créditos que serão descontados na sua conta de energia. Esses créditos valem por até 60 meses após a data  em que foram injetados.

  • Se o fornecimento de energia da concessionária for interrompido, o sistema fotovoltaico On Grid continuará funcionando?

Por uma questão de segurança o sistema conectado na rede deve se desligar. O motivo da queda de energia pode ser por manutenção na rede, e desta maneira, o sistema garante a proteção dos operadores.

  • Posso gerar energia em um local e compensar em outro?

A modalidade denominada Autoconsumo Remoto permite ao consumidor gerar energia em uma unidade e utilizar o excedente para compensar outras contas, desde que as unidades estejam na mesma titularidade e dentro da área de concessão de uma mesma distribuidora. Desta maneira, é possível gerar energia em uma casa de campo e compensar na conta de um apartamento, por exemplo.

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua mensagem e retornaremos o mais breve possível.

Conte com a RAVI!

“Não existem pequenos passos nos grandes negócios”

RAVI SOLUÇÕES EM ENERGIA 2020 copyright ©. All Rights Reserved