Subestação é um posto de transformação elétrica com o objetivo de elevar ou rebaixar o nível de tensão elétrica.
A elevação da tensão possibilita que uma grande quantidade de energia seja transportada por condutores de menor espessura. Isso diminui os custos de infraestrutura da rede, e reduz as perdas do sistema elétrico. Ter uma subestação possibilita também escolher a tarifação que mais combina com o perfil de consumo, reduzindo assim a conta de energia.
As subestações são utilizadas em centrais geradoras, na rede de distribuição e na alimentação de cargas que demandam uma alta potência.
Consumidores que possuem subestação, são atendidos em média ou alta tensão e portanto pertencem ao grupo A. Para esses consumidores, além de pagar pelo consumo de energia, pagam também a demanda contratada, que é a potência disponibilizada pela concessionária. Subestações nas quais a soma dos transformadores são inferiores a 112,5 kVA podem optar por serem tarifados como grupo B, ou seja, pagam apenas pelo consumo.
São três tipos de tarifação. Tarifa Horosazonal Verde, Tarifa Horosazonal Azul e Tarifa Convencional. Cada uma delas possui sua metodologia de cobrança e valores diferenciados de tarifa ao longo dos períodos do dia e do ano. Por isso a importância de uma boa gestão de faturas.
Envie sua mensagem e retornaremos o mais breve possível.
Conte com a RAVI!
“Não existem pequenos passos nos grandes negócios”